terça-feira, 1 de novembro de 2011

Coluna "Observatório Ateu", by Fernando Thomazi (Jornal O Serra-Negrense, Ano 1, nº 12, Setembro/2011)

Essa foi minha estréia como colunista do jornal impresso "O Serra-Negrense", idealizado por Roberto Michelon, na cidade de Serra Negra/SP. Cada matéria é acompanhada por uma tira intitulada "Um Ateu Cheio de Graça" também de minha autoria, e sempre relacionada com o assunto tratado na coluna. Bom entretenimento!
OBSERVATÓRIO ATEU
Quem Não Gosta de Uma
Boa Polêmica?
Fernando Thomazi
Já que nos veremos muitas vezes nesta coluna, (você leitor e eu), permita me apresentar: sou funcionário público, estudante de pedagogia, vegano, ateu e escritor. Convido você, leitor, a deixar de lado, por um momento, o BBB, a novela e o futebol, para refletir comigo sobre questões realmente importantes da vida. Dá só uma olhada no que vem por aí: vida após a morte, fenômenos paranormais, realismo fantástico, ufologia, teorias de conspiração, pseudociências, superstições, deuses, mitologias, histórias bíblicas, espiritualidade (palavra que eu adoro!), religião (palavra que gosto menos!), filosofia, metodologia científica, racionalismo, agnosticismo, ceticismo, ateísmo, veganismo, vegetarianismo, ecologia, ética, moralidade, preconceito, intolerância, cota racial, casamento gay, legalização da maconha, eutanásia, suicídio assistido, pena de morte, etc. Então, encontro marcado, hein!? Aproveitando que ainda me sobrou espaço na coluna, deixo duas dicas de leitura: O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, (simplesmente o melhor livro, dentre os mais de 100 que já li na vida!) e a Bíblia (que dá um excelente 2º lugar!). Na história de Jesus, por exemplo, é impossível não chorar! A história é tão boa que repetiram 4 vezes a mesma história (os 4 evangelhos). Só para constar, demorei 3 meses e meio para lê-la, portanto nada de preguiça! Leia inteira, de capa a capa, do Gênesis ao Apocalipse! E prepare-se para fortes emoções! Palavra de ateu! Para encerrar, uma frase de alguém que nunca ouvi falar:
 
“Quando todos pensam a mesma coisa, ninguém está pensando de fato.” (Walter Lippmann)


2 comentários:

Leandro disse...

Bom dia.
Fiz algumas visitas esporádicas ao seu blog desde maio, estava curioso para ler o capitulo 7. Notei a sua ausência e imaginava o que acontecia, ocupado? Desanimado?
Mas fiquei muito contente em ver que agora é um escritor reconhecido, até coluna em jornal tem. Grande abraço amigo (acho que posso te chamar assim, mesmo sem termos esse laço) e boa sorte, você vai longe.

Fernando Thomazi disse...

Pois é, Leandro, bem observado. A verdade é que estou no penúltimo mês da faculdade e tá uma correria só! Hoje mesmo tenho várias provas para fazer. Amanhã, domingo, tentarei postar o capítulo 7 de "Deus, Uma Piada", ok!? Um abraço para você, irmão, e fique na santa paz do ateísmo!